gripe

A NECESSIDADE DA VACINAÇÃO

 

A vacinação, assim como a visita médica para consultas periódicas, deve estar incluída na rotina de saúde do ser humano em qualquer idade, isto é, dentro de uma  prioridade  fixada pela idade. A procura do indivíduo pela sala de consulta ou de vacinação torna-se fundamental para seu bem estar.

Com poucas exceções, não existe sazonalidade na incidência de doenças infecciosas. A Varicela alcança maior incidência no fim do inverno e início da primavera e a gripe (influenza), nas regiões  de clima temperado a frio, o inverno é o período  mais propicio a disseminação do vírus Nas regiões de clima tropical a incidência da gripe distribui-se por todo o ano.. Portanto todo o dia é dia de vacinação.

Vacina não é somente para crianças. Há uma vacina para cada etapa da vida. Os primórdios da vacinação, quando se falava em calendário vacinal,  referia-se a vacinação de crianças. Com o decorrer do tempo, a evolução técnica das vacinas, o aumento de oferta de novas vacinas, o progresso da Medicina fizeram  com que, pouco a pouco, o conceito de vacinação alcançou o  adulto. A vacina precursora desta modificação conceitual foi a vacina contra o pneumococo (pneumonia).

É claro que nas idades iniciais o número de vacinas a serem aplicadas é muito maior que na idade adulta.

Como não há previsão de quando uma doença infecciosa vai surgir, é de fundamental importância manter-se em dia com a vacinação.

Existem muitos mitos de que a aplicação de certas  vacinas  induziria o aparecimento de uma outra doença, como por exemplo, a vacina contra o Sarampo desenvolveria autismo no receptor da vacina. Está comprovado de que não é o que ocorre na prática. Az vacinas de um modo geral são muito seguras. Mas isto não nos autoriza a dizer que não há reações adversas pós vacinação. Estas reações são de dois tipos, locais e sistêmicas. As reações locais são as mais comuns e  mais brandas. Nas proximidades do local de inoculação da vacina pode aparecer uma área avermelhada, um pequeno nódulo, sensação de dormência e dor discreta. Já as reações sistêmicas são mais raras, mas no entanto mais chamativas – choro intenso, inconsolável com longa duração;  febre, mal estar, tonturas, desmaios , convulsões e muito raramente óbito.

Não resta dúvida de que o custo/benefício da vacinação, pende com muita sobra para o lado do benefício, tanto no lado individual como para a coletividade de indivíduos que repartem um mesmo espaço de convivência: trabalhadores de industrias, comunidade escolar, presídios, hospitais, casas de saúde e outros.  Para estas populações as clinicas de vacinas oferecem serviço de aplicação de vacinas. A este procedimento, chamado de vacinação extra muros, um cuidado especial deve ser tomado para salvaguarda da integridade da vacina – a manutenção da cadeia de frio, ou seja, o cuidado de manter as vacinas armazenadas em temperatura adequada, qual seja, entre 2 e 8ºC.

Os comentários estão desativados.